domingo, 31 de maio de 2009

Fado

Quando era miúda não gostava de ouvir fado. Achava que era música de e para velhos ou, pelo menos, para pessoas bem mais velhas do que eu, como os meus pais, por exemplo.
Não podia estar mais enganada. O fado é de e para todos os que sentem isto que é ser português, seja lá isso o que for... é por excelência o género musical da nostalgia, da saudade do que passou e do que ainda está para vir, mas é também alegria; é convívio e tertúlia... é sentir um arrepio no corpo que de tão forte nos arranca lágrimas mistas de tristeza e de alegria.
Vem isto a propósito do projecto Amália Hoje, dos Hoje. Eu gosto de Amália como de tantos outros fadistas do antes e do agora. Há fados que cantados pela sua inigualável voz despertam em mim um chorrilho de sensações, mas a Gaivota, devo confessar, toca-me mais nesta nova versão cantada pela Sónia Tavares:


1 comentário:

Zé Rafael disse...

Lindíssima, esta canção.
Tenho notado que há mais jovens a gostar de fado. É possível que seja devido à grande expressividade emocional do fado.
Beijinhos