quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Sentir

Sinto-me feliz! Não, não estou louca. Tenho a consciência de que a felicidade é um estado quase inatingível. Quase, mas não impossível de alcançar. Todos nós somos felizes alguma vez na vida, se tivermos sorte, várias vezes até. Na verdade, o que caracteriza este sentimento não é a sua inacessibilidade mas a sua fogacidade e é isso que o torna único e especial. Não há ninguém que não ambicione, que não deseje ser feliz e que para o conseguir arrisque tudo. Pouco importa os meios utilizados, se é preciso conseguir um bom emprego, casar e ter filhos, enriquecer à custa de assaltos ou do tráfico de droga, por exemplo. O que move o ser humano não é o dinheiro, o poder ou o amor, estes são apenas meios para atingir única e exclusivamente uma coisa: a felicidade.

Essa é também a minha demanda. E não há nada melhor na vida do que ter um objectivo, não há nada que nos faça sentir mais vivos do que saber que caminhamos para algo, para a felicidade.

Lá fora o céu desaba sob a forma de um dilúvio, a torrente é estrondosa e nem sequer faltam trovões, mas eu sinto-me bem, estou protegida no meu quarto que é também o meu refúgio, embrenhada na noite e a escrever. Lembro-me do passado, mas é no futuro que penso e por isso sinto-me feliz. Porque este é um sentimento impregnado de esperança, que transborda de confiança e porque, acima de tudo, o sinto.

Não há melhor prenúncio que sentir, que ter aquilo a que os anglo-saxónicos chamam feeling. Acreditar que vamos conseguir concretizar algo e atingir o nosso momento de felicidade. As coisas até poderão não resultar da mesma forma que sentimos que resultariam, mas só a ideia de sentirmos que podem de facto acontecer como desejámos que acontecessem permite-nos crescer e tornar-nos pessoas mais completas e realizadas.

Na verdade, pouco importa sequer se ainda não sei o que é que está na base desse feeling. Sei que chegará a hora em que sentirei que é aquilo e que para aquilo terei de caminhar e isso basta para me sentir feliz. Porque afinal a chuva é fértil e o meu coração foi hoje inundado de esperança...

2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo texto!
Parabéns!

Abraços,

Luciana

Anónimo disse...

Espero que a inundação de esperança seja por uma boa causa...
será que te passou por aí algum "louco" pela frente?
jinhos cucu