terça-feira, 21 de abril de 2009

Viagens na Minha Terra

Lembro-me de ler o livro que Almeida Garrett escreveu com este título. Era leitura obrigatória na escola há uns anos atrás e espero que ainda o seja.
Ir para fora cá dentro no século XIX era algo a que poucos se poderiam dar ao luxo e por isso era tão marcante e digna de registo qualquer viagem de mais de meia centena de quilómetros que as pessoas faziam. O comboio mal tinha começado a arrancar no nosso país e percorrer determinadas distâncias podia demorar um dia ou mais.
Mas não é preciso recuar cem anos para perceber o quanto se encurtaram distâncias em Portugal. Lembro-me de há uns anos atrás demorar meio dia para ir de casa até à terra dos meus pais, no norte do país. E recordo-me o quanto essa viagem mexia comigo. Parecia que ia para um lugar bem mais distante do que ia na realidade.
Hoje é tão fácil e tão rápido ir para qualquer canto deste cantinho à beira-mar plantado... A prova é que escrevo estas palavras de um quarto de hotel em Braga, quando ainda ontem estava em Serpa, em pleno Baixo Alentejo...

1 comentário:

PEdro disse...

quando nos levantamos às 5 da manhã, conseguimos a horas de almoçar em qualquer cantinho do nosso país.. hehe :)